Conteúdo de As voltinhas do primeiro trimestre de 2014
Amigos BTTistas, podem aqui encontrar as crónicas das nossas aventuras por esses trilhos fora durante o primeiro trimestre de 2014.
- 30 de Março 2014 Com a mudança de hora o S. Pedro não conseguiu acordar a tempo e resolveu ir andar antes à tarde, assim, deixou a torneira aberta toda a manhã para presentear com um valente banho os pedalantes madrugadores.
Dezoito compareceram e ao tocar do sino atiraram-se às águas na direção de Sintra. Logo no inicio da escalada perdemos a nossa amiga Amélia.
Destacou-se uma equipa de resgate e acabamos por reagrupara nos Capuchos onde também tirámos o boneco de grupo.
Trincámos alguma coisa retomámos a pedalação para o corpo não arrefecer.
Seguimos o trilho maravilha, sempre em bom ritmo para descer a Sintra pelo entremuros.
Pedalámos depois de regresso ao Algueirão para festejar mais um aniversário e comer mais um bolinho cortesia da mãe do nosso amigo Nuno Gaspar.
Fizemos 29kms e chegámos perto das 11h30 a bater o dente o que facilitou muito a mastigação do bolo.
Está visto que com chuva e frio as capacidades pedalísticas melhoram.
Mas há sempre quem venha preparado para tudo e agora até já faz parte do equipamento um roupão.
E assim se termina o primeiro trimestre de pedalações.
- 23 de Março 2014 Fomos pedalar na Encanação.
Para saberem mais nada como ler a crónica da volta da Encarnação.
- 16 de Março 2014 Partimos, como sempre, ao toque do sino. de início não foi fácil pôr toda a gente a pedalar, mas de pois de uns quantos "despachem-se" lá conseguimos pôr o longo pelotão em marcha. Descemos ao Lourel, apontámos a Gouveia e já em Fontanelas tratámos de perder uns quantos. O pessoal tem algum problema com estas pequenas terras, perdem-se sempre na urbe. Depois de reagrupar, descemos até à praia da Aguda pelos trilhos das falésias onde o nosso amigo João tratou de aterrar de costas na descida para a praia. Esperam-se as imagens.
Parámos para o lanche e foto de grupo com a confusão do costume cortesia do nosso amigo saltador. Depois do lanche o guia e mais dois atalharam caminho para casa seguindo o resto do grupo na direção das Azenhas do Mar.
Aguarda-se a crónica do regresso mas um Vídeo do Afonso, um Vídeo do Miguel Flores e mais outro
Vídeo do Lino para compor a coisa e para mostar os tombos do nosso amigo João.
- 9 de Março 2014 O dia não esteve de sol como esperado, mas não foi por isso que não se fez mais uma magnifica pedalação.
Rolámos até à Barragem da Ribeira da Mula e depois subimos, subimos, subimos, só parando perto da Pedra Amarela para o lanche e boneco de grupo.
Continuámos a subir até ao Monge e depois foi descer, descer, descer, até Monserrate. Com uns ligeiros pingos aqui e ali, chegámos pouco depois das 12h30, com 34kms, ao ponto de partida.
A crónica instantânea já está, um Vídeo do Guia de serviço, mais outro Vídeo do amigo Afonso e ainda mais um Vídeo do amigo João
Carrola agora só falta o resto ... eventualmente.
- 2 de Março 2014 Pedala-se sempre com ou sem o guia, e aqui fica a cónica da nossa amiga Ana a contar como foi.
Foram 11 destemidos pedaladores virados a Sintra para fazer os belos trilhos que a serra tem para oferecer.
A pedalação foi acompanhada por uns salpicos de água e nevoeiro, e tínhamos por isso um cenário misterioso algo comum naquelas bandas.
Subimos até ao Castelo dos Mouros. Aí teve de se pular o muro pois o guarda não apareceu.
Entrámos no trilho Maravilhas e parámos nos Capuchos para trincar qualquer coisa e tirar a foto de grupo.
Continuamos em grande ritmo por trilhos com bastante pedra e água e mais para o final não podíamos deixar de fazer a famosa descida entre muros, que diga-se, está cada vez melhor.
Na vila de Sintra ainda houve tempo para degustar um belo travesseiro. E logo a seguir houve um artista que conseguiu deixar a roda num 8...literalmente.
Felizmente tínhamos um portão mesmo à medida para os nossos mecânicos conseguirem actuar e resolver o problema rapidamente.
Chegamos a Algueirão com 30 kms nas pernas, e pouco depois do 12h e já estávamos com os merecidos sumos de cevada na mão .
- 23 de Fevereito 2014 Sem chuva, como prometido, mas com uns minutos de atraso na partida devido a um furo de última hora.
Descemos ao Ral para depois virar para a Terrugem, sempre tentando evitar os lamaçais que sabíamos estarem por aí à nossa espera.
Ali para os lados de Concelho tivemos os primeiros contactos com águas mais profundas mas nada acima do joelho.
Passámos perto de Carne Assada e subimos a Faião. Este curta subida mostrou-se um grande desafio para as pernas pois o terreno parecia cola.
Apontámos a Odrinhas mas virámos antes para ir visitar a Aldeia de Broas e depois da longa descida só parámos para o lanche já no meio do casario abandonado.
Tirámos o boneco um bocado inclinados e já de barriga cheia lançámo-nos monte abaixo até ao vale da Cabrela por um caminho um bocadinho pedregoso demais.
O vale, Fantástico!
Para começar fizemos um bocado de rafting numa parte do trilhos, depois acompanhámos para montante a ribeira que ia cheia de água.
Fomos chapinando trilhos fora mas a animação era tanta que uns quantos acabaram a nadar de costas em algumas das poças.
É pena não haver fotos para mais tarde recordar.
Subimos a Armés, pela subida do cimento, e rolámos na direção do ponto de partida. Aproveitámos para lavar as máquinas ainda em Vila Verde e já não as voltámos a sujar até ao Algueirão.
Chegámos pouco depois das 12h30 com 33km e tempo para repor líquidos.
- 16 de Fevereito 2014
Mais uma visita ao Penedo Lexim com direito a subidas, descidas, lama e poças quanto baste.
Partimos com algum atraso mas cheios de vontade de amarinhar ao alto do vulcão extinto.
Descemos ao Sabugo e atravessámos as vacarias na direção da Pedra Furada onde já chegámos com alguma lama no corpo. Passámos Anços e a sua descida até Peras Pardas para novamente começar a subir, via Aldeia da Mata Pequena, até aos píncaros do Penedo Lexim. Já em companhia do amigo "Lima Victor" tirámos o boneco de grupo, depois do merecido lanche.
Como vir para estes lados e não descer o trilho da Mata Pequena é pior que ir a Roma e não ver o Papa, descemo-lo até ao vale de Cheleiros mas com passagem pelos "trilho do Amnésico".
Reagrupámos já no vale e virámos para Peras Pardas para subir até Anços. E que subida.
Depois de recuperar o fôlego junto ao lavadouro, voltámos à Pedra Furada para depois rolar pelos mesmo caminho da ida mas no regresso ao Algueirão. Ainda tivemos uns desviadores empenados e correntes partidas mas nada que não ser resolvesse.
Fizemos um paragem para tirar a lama às máquinas a que se seguiu a subida final até ao ponto de partida.
Fizemos uns bons 36kms de pedalação ao sol e chegámos a tempo de ouvir o sino tocar as treze horas já de sumo de cevada na mão.
E já temos mais um Vídeo do amigo Afonso.
- 9 de Fevereiro 2014 no Cartaxo Um destacamento de BTTistas foi pedalar
para os lados do Cartaxo conforme ralatodo pelo Lino e Nuno
Gaspar.
Para saberem como é pedalar por lamas do Cartaxo nada como ler
a crónica aqui.
- 9 de Fevereito 2014
Mesmo com todos os avisos a aconselhar uma estadia por casa no quentinho, uns quantos e destemidos pedaladores e pedaladoras preferiram enfrentar a intempérie e ir chapinar por esses trilhos fora até à praia da Aguda.
Partimos já um pouco depois do toque do sino que a vontade não era muita, mas com ideia de ir ver o mar mas de longe e bem do alto.
Descemos ao Ral, apontámos a Gouveia e só parámos na praia bem abrigados debaixo do telheiro mas encharcados até aos ossos.
Trincámos o lanche à pressa, mirámos as grandes ondas e tirámos a foto de grupo mais rápida da nossa história para regressar à pedalação para aquecer o corpo.
Fizemos o regresso mais ou menos pelo mesmo caminho, o que também não é normal, quase sempre com água até ao tornozelo como se todo o trilho fosse uma grande e longa poça.
Chegámos cedinho mas sem direito a sumo de cevada que o corpo pedia era coisas quentes.
- 2 de Fevereito 2014
Fomos subir e descer a serra de Sintra.
Ao toque do sino deu-se início à pedalação e como esta fresquinho começámos logo com umas quantas subida. Uma até Chão de Meninos, outra até ao Castelo dos Mouros e mais outra até ao alto da serra. Entrámos no trilho maravilha e só parámos nos Capuchos para o lanche e foto de grupo.
Retomámos a pedalação serra abaixo e começaram os problemas, gente perdida, furos, mutos furos e quase uma hora a mais na volta para resolver tudo isto. Passámos por Colares, Galamares e para terminar com uma bela subida amarinhámos o caminhos dos castanheiros até ao palácio da Vila. Rolámos até ao Algueirão onde chegámos já depois das 13 horas, com apenas 30Kms, mas com tempo para um merecido sumos de cevada patrocinado pelo aniversariante de serviço.
Crónica completa talvez, um Vídeo do Afonso já temos e também um Vídeo de João
Carrola.
- 26 de Janeiro 2014
Fomos ver os campo de lapiás e perder um GPS tudo isto com muita lama e ainda mais água.
Partimos 29 ao toque do sino, mas o Nuno ficou logo ali por Sacotes com o cepo enfarilhado, azares.
Continuámos pelas Raposeiras até ao Casal dos Gomos já com uns quilos de lama a mais nas bicicletas. Entrámos na mata e o nosso amigo Heldocas conseguiu partir um pedal, quase o perdeu. Resolvido o problema seguimos para uma visita cultura ao campo de lapiás da Granja dos Serrões.
Mirados os "calhaus" seguimos até Alfouvar de Baixo que onde fizemos uma travessia aquática chegando ao final do trilho com a biclas quase lavadas. Virámos para Alfouvar de Cima (onde estão as antenas) e entrámos nos trilhos das pedreiras em busca de poiso para o lanche. Parámos perto do poço dos Musgos onde tirámos o boneco de grupo depois de encher a barrigas das iguarias do costume.
Retomámos a pedalação rumando a sul até ao Casal Rebolo onde mais um azar deixo o nosso amigo Violas sem o seu estimado GPS (duas vezes). na primeira ainda se encontrou, á segunda o "gajo" escondeu-se bem. Um pequeno grupo ainda ficou para ajudar nas buscas, mas nada.
Temos que regressar numa próxima volta para tentar novo resgate.
Os restantes pedaladores foram adiantando serviço pedalando na direção de Olelas mas sempre com contacto rádio. Atravessou-se a linha perto do Sabugo e depois de mais uma descida do Kamikaze parámos para uma banhoca às bicicletas, cortesia do nosso amigo Fanix.
Subimos ao Algueirão onde chegámos com 32kms e tempo para o já tradicional sumo de cevada.
Para completar cá vai mais um Vídeo do Afonso a que se segue outro Vídeo de João
Carrola.
- 19 de Janeiro 2014
Uma voltinha pela serra de Sintra por caminhos novos e velhos.
O sino tocou e parecia que não se estava com muita vontade de pedalar, certamente não por não se acreditar que seria uma volta sem chuva.
Subimos apenas parte da serra até perto da Pedra Amarela depois de passar a Lagoa Azul e o Barragem da Ribeira da Mula. Aí entrou-se num fantástico que nos trouxe até ao Vale do Pisão por onde continuámos caminho.
Parámos para o lanche e boneco de grupo seguindo depois o vale até ao Centro Social onde virámos de volta à Penha Longa. Ainda antes da Lagoa Azul partiu-se não um mas dois selins, mas com a habilidade e uns parafusos deu para não se fazer o resto da volta sem selim.
Chegámos cedo, com 38kms e tempo para lavar as máquinas e saborear uns sumos de cevada.
Teremos certamente aqui mais uns vídeos das aventuras e desventuras da volta e começamos por um Vídeo do Manuel
Garrocho com tombos e tudo.
- 12 de Janeiro 2014 em Coruche Uns quantos (muitos) foram pedalar
para outras bandas por isso aqui fica o registo, obra do nosso amigo Nuno
Gaspar.
Para saberem como é pedalar por terra de Coruche nada como ler
a crónica aqui.
- 12 de Janeiro 2014 A segunda volta do ano já está e desta vez fomos até à praia ver se o estrago não foi muito.
Descemos ao Lourel e depois continuámos a descer até Colares via Cabris e Mucifal. Subimos um bocadinho para novamente descer à praia Grande que agora está um bocadinho mais pequena. A pedalação foi mesmo em grande ritmo pois eram só dez horas e já se estava a trincar o lanche na praia.
Tirou-se o boneco de grupo e seguimos com a pedalação até às Azenhas do Mar sempre pelos trilhos das falésias. Apontámos a S. Mamede e num pulinho já se estava com o Algueirão à vista.
Cegámos cedinho, sem chuva, com 39kms e com tempo para uma lavagem rápida às máquinas.
Para alindar a coisa segue um Vídeo do Guia de serviço e mais outro Vídeo do Manuel
Garrocho
O resto da tribo foi pedalar para outras paragens, aguardam-se notícias.
- 5 de Janeiro 2014 Com a carga de água que caiu só é mesmo possível pedalar na serra de Sintra e para variar subimos por onde costumamos descer e descemos por onde constumamos subir.
Parámos para o lanche e boneco de grupo no miradouro com vista sobre o Penedo para depois continuar a subir quase até à Peninha.
Descemos depois a serra via estradão dos jepes regressando ao Algueirão por Ranholas pelas 12h30 e 35kms mas com tempo para lavar as máquinas a que seguiu um merecido sumo de cevada.
E temos o primeiro Vídeo do ano de João
Carrola a que se segue outro Vídeo do Afonso e fica composta a coisa.
Que 2014 vos traga muitas e boas pedaladas.